Projetos Finalizados


Olimpíadas de Química

 

A Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) é um evento destinado aos estudantes do Ensino Médio e Tecnológico das redes públicas de ensino e escolas privadas de todo o país. Compreende várias fases, das regionais às internacionais. O objetivo dessa competição é descobrir novos talentos e aptidões para o estudo da Química, estimulando a curiosidade científica e incentivando os estudantes a se tornarem futuros profissionais nas áreas de Química e afins.

Similarmente, a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) destina-se a estudantes regularmente matriculados no 8º ou 9º anos do ensino fundamental de escolas públicas e particulares em todo o território nacional. 


A organização da Olimpíada de Química do DF e Entorno (OQDFE), fase regional do Programa Olimpíadas de Química, foi considerada pelos integrantes do grupo PET-Química como a mais importante atividade desenvolvida, entre 2009 e 2017. Constituía a maior motivação para que ingressassem e permanecessem no grupo. Os integrantes sempre a consideraram como o maior desafio dentre as atividades às quais se propunham desenvolver. Representa uma atividade de enorme responsabilidade e com a qual todos se sentiam totalmente comprometidos. Na mesma proporção cresceu a responsabilidade do grupo face aos estudantes, professores e coordenadores de Ensinos Médio e Fundamental, pela dedicação de todos ao ensino e aos estudos de Química.

A organização envolvia o trabalho de todos os integrantes do grupo PET-Química por, pelo menos seis meses, de dedicação e cuidados especiais: - divulgação nas Escolas do DF e entorno (mais de 500), inscrição, elaboração das provas, a etapa mais difícil, dado a heterogeneidade dos membros do grupo e da diferença de conhecimentos fundamentais em Química; a aplicação e correção das provas. Análise dos recursos impetrados. Posteriormente, havia a cerimônia de entrega de certificados e medalhas, que ocorria durante a Semana de Química. O preparo das questões era essencialmente formulado de fevereiro a abril, com questões objetivas e subjetivas para as Modalidades correspondentes às 1ª e 2ª séries, e para a 3ª Série. As provas para a OQDF eram aplicadas nos pavilhões da UnB, aos sábados à tarde.

O envolvimento do grupo com a OBQ é anterior a 2009, mas a OQDF, fase inicial da OBQ, assim como a OBQ, em todas as suas fases, teve um aumento significativo de participantes das escolas particulares e públicas, ao longo do período sob análise neste trabalho. Entre 2009 e 2017, a adesão das escolas e seus estudantes cresceu em 433%. Inclusive, jovens estudantes do DF brilharam em todos os anos, até as fases internacionais, tendo sido agraciados com bolsas em instituições como ITA, IME, MIT, Harvard, Universidades na Califórnia, na Alemanha e na França. Já o envolvimento com a OBQJr teve início em 2013.

As Olimpíadas contribuem para que os petianos elevem a qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; estimulam o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior; contribuem para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação; contribuem com a política de diversidade nas instituições de ensino superior, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero, conforme premissas do Programa de Educação Tutorial.


Olimpíada Nacional de Ciências (ONC)

 

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), por sua vez, teve início em 2017, sob a organização da SBF. Por questões diversas, os coordenadores regionais da OBQ assumiram a ONC, em 2018, mas, como este fato não estava previsto, a ONC não constou no Planejamento e Relatório de 2018. Entretanto, consta daqueles de 2019 e anos subsequentes. Esta olimpíada busca despertar e estimular o interesse de estudantes do ensino fundamental e médio, pelo estudo das ciências naturais, identificando estudantes talentosos, a fim de incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. O Grupo PET-Química, através da tutora, coordenadora regional da ONC, foi responsável por acompanhar e aplicar as provas no DF, em período anterior à pandemia, assim como prestar apoio e sanar dúvidas dos alunos participantes. A ONC prosseguiu como atividade online em período de quarentena e nossa atividade face aos inscritos do DF se restringiu ao apoio para sanar dúvidas de alunos participantes, quando solicitado. 


Contato geral com o método científico 

 

O curso de capacitação Contato geral com o método científico contou com três edições, totalmente online, no período de 2020 a 2021, visa despertar o interesse de discentes e técnicos para a Iniciação Científica (IC), preparando-os através das informações fundamentais necessárias, ensinando aos participantes as bases do conhecimento para que desenvolvam um projeto de pesquisa em IC, bem embasado e consciente. Procura suprir necessidades fundamentais de alunos dos cursos de graduação do Instituto de Química, da UnB, de outras instituições acadêmicas no DF e de outros estados, para estruturar um projeto de pesquisa, em iniciação científica (IC).

O Grupo PET–Química, sob a coordenação da tutora e tendo sido aprovado por instâncias superiores, é o responsável por elaborar e ministrar aulas, apresentando as oportunidades existentes dentro da academia, com foco nos programas de incentivo à produção acadêmica, como o PIBIC, o PIBITI, o PIBID e o próprio PET, assim como orientar a construção de pré-projetos em todos as etapas principais, como em projeto para IC, da pesquisa bibliográfica à redação e apresentação oral do trabalho. 


Tributo ao passado e olhos que miram o futuro: uma história para recordar, do IQ, para os 60 anos da UnB

 

O Tributo ao passado e olhos que miram o futuro: uma história para recordar, do IQ, para os 60 anos da UnB, por sua vez, tem como objetivo resgatar a história de seis décadas do Instituto de Química e da Universidade de Brasília. O projeto teve início em 2020 e continua em execução até o presente ano, conta com a parceria entre o grupo PET-Química e a Profa. Dra. Patrícia Fernandes Lootens Machado, da Divisão de Ensino de Química, que já desenvolvia, junto a discentes bolsistas e professores da DEQ, um enorme trabalho sobre a evolução da Licenciatura em Química, nas últimas décadas. O projeto conta o testemunho de docentes que fizeram parte da história do IQ e da UnB, técnicos e outros profissionais do IQ, a fim de confeccionar um ebook interativo, com séries de vídeos contendo entrevistas dadas por professores e técnicos aposentados ou na ativa, alunos ou egressos, salientando a importância do IQ e da UnB em âmbito regional, nacional e até mesmo internacional.


Curso de Nivelamento

 

O Curso de Nivelamento oferecido pelo PET-Química/IQ/UnB/MEC tem como objetivo auxiliar os estudantes a superarem limitações conceituais e proporcionar um melhor aproveitamento das disciplinas iniciais de Química e Matemática da graduação. Além disso, o curso proporciona uma oportunidade para os PETianos se familiarizarem com a docência e promove a interação entre os alunos PETianos e não PETianos do Instituto. 

 

O intuito do curso é contribuir para a redução dos índices de reprovação, reintegrar os alunos ao fluxo acadêmico, oferecer suporte acadêmico aos calouros e proporcionar uma formação de qualidade aos estudantes do IQ/UnB.  Além disso, visa fortalecer os laços entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecer os cursos de graduação do Instituto e formar profissionais de excelência com compromisso social.

 

Durante o projeto foram desenvolvidas duas apostilas, uma com o conteúdo de matemática e outra com o conteúdo de química. Além dessas, também foram feitos seus respectivos solucionários. As apostilas abordam os assuntos que foram ministrados em aulas presencias durante o curso, com exemplos e exercícios propostos. 

 

APOSTILA  E SOLUCIONÁRIO DE QUÍMICA

 

APOSTILA  E SOLUCIONÁRIO DE MATEMÁTICA