Intercâmbio
De acordo com o dicionário Priberam, a definição do termo intercâmbio é o “estabelecimento de relações recíprocas de ordem cultural, comercial, social, etc. entre nações ou instituições”. Ao se tratar do intercâmbio estudantil, é possível observar a troca entre todos esses aspectos citados, isso porque quando um estudante do ensino superior decide fazer um intercâmbio e se muda temporariamente para outro país com a finalidade de estudar, ele não apenas adquire conhecimento sobre sua área de domínio, mas também sobre a cultura do local, há um desenvolvimento maior do aprendizado do aluno acerca da língua, gírias, e costumes daquele povo. Em contrapartida, ele também ensina aqueles com quem teve contato sobre a cultura do próprio país, levando assim seu país e suas tradições para outros continentes e diferentes povos. O intercâmbio não beneficia “apenas” o estudante que o está fazendo, mas também os países envolvidos e as pessoas com quem aquele indivíduo terá trocas sociais. Além disso, há a troca econômica, o intercâmbio traz para o país de origem um jovem com um conhecimento mais vasto e diverso, o que beneficia na diversidade e agrega um diferencial para as pesquisas e para o mercado de trabalho no país de origem.
Apesar de tantas vantagens associadas ao intercâmbio, o mesmo não é tão difundido entre os estudantes e, caso alguém tenha interesse em participar, uma árdua pesquisa deve ser feita e, após a mesma, há requisitos que devem ser preenchidos, os quais podem ser diferentes a depender do tipo de intercâmbio e das instituições responsáveis ou associadas.
Alguns tipos de intercâmbio são:
Intercâmbio de Idiomas
Esse tipo de intercâmbio tem como principal finalidade o aprendizado do idioma, por meio de um curso, além de um maior contato com a cultura do país, visitando pontos turísticos e aprendendo a forma informal de falar naquele local, tais como as gírias utilizadas e trocadilhos comuns.
Intercâmbio do Ensino Médio
Esse tipo de intercâmbio é mais voltado para a faixa etária entre os 14 e 18 anos, para aqueles adolescentes interessados em fazer parte do semestre ou até mesmo um ano do ensino médio em outro país. Desta forma, os estudantes aprendem as disciplinas no próprio idioma local, garantindo uma imersão no aprendizado da nova língua.
Intercâmbio Au Pair
Esse tipo de intercâmbio consiste em um programa de trabalho remunerado como babá, sendo voltado para jovens, principalmente mulheres, e é inclusive regulamentado. Por estar em constante contato com crianças, esse programa fornece um maior senso de responsabilidade e um contato maior com a cultura e idioma do país.
Intercâmbio para Trabalho Voluntário
O intercâmbio por meio do trabalho voluntário envolve a realização de diversas atividades com o intuito de ajudar uma população vulnerabilizada. Ele é muito difundido e feito por intermédio de instituições religiosas e ONGs que atuam globalmente.
Intercâmbio Universitário - Graduação
Esse tipo de intercâmbio pode ser realizado com o intuito de cursar o ensino superior completo em uma universidade estrangeira ou em um determinado período de tempo. Algumas universidades possuem programas e editais próprios de bolsas de intercâmbio para alunos estrangeiros. No geral, é necessário que o estudante passe por um processo que varia a depender do edital e da universidade, além de possuir um certificado de proficiência em determinada língua estrangeira, tais como o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System) para atestar a proficiência em inglês e o DELE (Diplomas de Español como Lengua Extranjera) e o SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) para atestar a proficiência em espanhol.
Intercâmbio Universitário - Pós-graduação
A pós-graduação também possui oportunidades de realização de intercâmbio. Especializações, mestrado, doutorado, MBA (Master of Business Administration) são algumas das possibilidades. Algumas universidades estrangeiras possuem editais próprios para a inserção do estudante na instituição, assim como para bolsas de estudo.
Intercâmbio para Estágio ou Trainee
Algumas empresas disponibilizam vagas para indivíduos estrangeiros em estágios, quando ainda se está cursando o ensino superior, e trainee, quando se é recém formado. Essas vagas são disponibilizadas em plataformas como o Linkedin ou divulgadas por meio de contatos profissionais e institucionais.
Work and Travel
Esse tipo de intercâmbio muitas vezes é feio por meio de pacotes com agências específicas. O indivíduo interessado irá para um país em que esse programa é regulamentado e trabalhará em horários pré-determinados em atividades estabelecidas. Neste intercâmbio há um benefício financeiro, visto que a pessoa irá receber um salário pago na moeda daquele país, que pode ser muito valorizada em comparação com a moeda utilizada no país de origem.
Dentro da Universidade de Brasília, a Secretaria de Assuntos Internacionais (INT UnB) é a responsável pela internacionalização da Universidade de Brasília, promovendo acordos de cooperação com instituições internacionais e a seleção de estudantes para a participação em programas e oportunidades de intercâmbio.
A UnB, por meio da INT UNB, possui parcerias com diversos grupos e universidades, disponibilizando oportunidades ao redor de todo o globo. Algumas dessas instituições e entidades com as quais há uma parceria são:
University of Nottingham
Localizada no Reino Unido, mais especificamente na Inglaterra e, por meio de um memorando de entendimento com o Instituto de Química da universidade, há um acordo de um programa de cooperação e intercâmbio.
Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM)
Essa é uma associação de universidades públicas autônomas localizadas na América do Sul, tais como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. A parceria possibilita a realização de intercâmbio entre estudantes de graduação e pós-graduação por meio da mobilidade acadêmica entre essas instituições.
Unitas - Geminae Program
É uma rede de seis universidades em cinco países diferentes que, por meio de um memorando, firma um acordo de cooperação e intercâmbio, com a mobilidade de estudantes. As universidades participantes são: a Universidade de Beira Interior em Portugal, a Universidad de Zaragoza na Espanha, a Université de Pau et des Pays de l’Adour na França, a Université Savoie Mont Blanc na França, Università di Torino na Itália e a Universitatea de Vest din Timisoara na Romênia.
Há diversas formas disponibilizadas pela INT UnB de intercâmbios, por meio das quais os estudantes da Universidade de Brasília podem vir a estudar no exterior, dentre elas estão a mobilidade acadêmica, a dupla diplomação e a cotutela.
Mobilidade Acadêmica (Intercâmbio)
Intercâmbios baseados nos convênios firmados com universidades estrangeiras. As vagas de intercâmbio são oferecidas em edital (dependendo da modalidade, semestral ou anualmente) e as parcerias preveem que os estudantes de intercâmbio não pagarão pelo aprendizado na instituição anfitriã, porém cabe ao estudante arcar com os custos de ida e de manutenção, com exceção de editais em que o intercâmbio em algumas instituições prevê auxílio. Alguns tipos de intercâmbio são:
- Programa ELAP ( Emerging Leaders in the Americas Program): é um programa do governo do Canadá de oferta de bolsas a estudantes não canadenses que tenham sido aceitos para um período de estudos em universidades do país. Para pleitear a bolsa ELAP, o aluno precisa primeiro já ter sido aceito por uma instituição canadense e, para a aceitação de uma universidade canadense, é necessário que o estudante participe e seja selecionado na seleção feita pela INT UnB.
- Bolsas Santander: há vários programas de bolsas do Banco Santander e, nos últimos anos, a UnB tem sido sempre chamada para participação nas bolsas Íbero-Americanas.
- Capes/Brafitec: é um convênio da CAPES com Agência Financiadora na França para realização de pesquisa em todas as especialidades de engenharias.
Dupla Diplomação
Duplo-diploma é a modalidade na qual o estudante faz uma parte do seu curso (graduação ou pós-graduação) na UnB e outra parte no exterior e recebe os diplomas de ambas instituições. O duplo-diploma é um acordo firmado entre um curso da UnB e um curso respectivo na universidade anfitriã. Os estudantes interessados devem procurar a coordenação do respectivo curso. Para a graduação, os cursos contemplados são Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Mecânica, Engenharia de Energia e Propulsão e Engenharia Eletrônica.
Cotutela
Modalidade de cooperação internacional que permite ao estudante regularmente matriculado na Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado ou Doutorado) obter, concomitantemente, o título de Mestre ou Doutor emitido pela UnB e por uma instituição de ensino superior estrangeira.
O último edital para a pré-seleção de estudantes de graduação da UnB ao Programa de Intercâmbio com instituições conveniadas foi lançado em 9 de fevereiro de 2024, com o intuito de realizar a mobilidade entre agosto e dezembro do mesmo ano. O edital possui uma lista com as instituições em que poderão ser realizados o intercâmbio, sendo estas localizadas em países como Alemanha, Argentina, Áustria, China, França, Bélgica, Bolívia, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos, Índia, Itália, Japão, Letônia, Macau, Polônia, Portugal, San Marino e Taiwan. Cada universidade anfitriã oferta cursos de graduação específicos, os quais podem ser aproveitados por estudantes de cursos correlatos, que há correspondência na oferta de matérias.
Dentre os requisitos para a participação estão:
- Ser estudante de graduação regularmente matriculado na UnB.
- Não estar cumprindo sanção administrativa na UnB.
- Possuir Índice de Rendimento Acadêmico (I.R.A.) igual ou superior a 3,0.
- Ter cursado, no ato da inscrição, no mínimo 25% e no máximo 90% dos créditos exigidos para a integralização do seu curso, comprovado exclusivamente pelo histórico escolar.
- Não ter cursado todas as disciplinas para a integralização do curso, até o semestre anterior à realização do intercâmbio.
- Se admitido na UnB por transferência, deverá ter concluído, no mínimo, um semestre de estudos efetivos na UnB antes da inscrição.
- Comprovar nível de proficiência B2 (de acordo com o Quadro Europeu), no idioma escolhido (vale ressaltar que é importante verificar o teste de proficiência aceito por cada universidade).
A classificação usará a Nota Final, composta pela soma do IRA e do dobro do IPF. “Os(as) alunos(as) serão ordenados(as) em ordem decrescente de notas, conforme o seguinte cálculo: 1 × IRA + 2 × [1 - (CHTP/CHTE)], em que IRA é o índice de rendimento acadêmico, CHTP é a carga horária total pendente e CHTE é a carga horária total exigida. Os valores do IRA, CHTP e CHTE serão considerados conforme o registro do Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na data de encerramento das inscrições”.
Dentro do último edital para mobilidade acadêmica, os estudantes que fossem aprovados na pré-seleção para a Universidad Mayor de San Andrés (UMSA) na Bolívia e a Universidad de Santiago de Chile (USACH) no Chile por meio da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), teriam direito a uma bolsa que consistia no auxílio financeiro a ser pago pela UMSA (Universidade do Museu Social da Argentina) e pela USACH (Universidade de Santiago), visando à cobertura dos gastos com hospedagem e alimentação, cujos valores serão definidos pela universidade parceira e o auxílio financeiro de R$4.000,00 a cada selecionado(a), destinado à compra da passagem (ida e volta), a ser pago pela UnB. As vagas para essas instituições serão prioritárias para candidatos classificados como participantes do Programa de Assistência Estudantil, caracterizados com perfil de vulnerabilidade socioeconômica, em ordem de classificação da nota final. Na ausência de classificados com perfil de vulnerabilidade socioeconômica, a vaga será de ampla concorrência.
O pré-selecionado têm como obrigações:
- Elaborar Plano/Contrato de Estudos junto ao seu coordenador de curso.
- Permanecer matriculado na instituição de destino, em tempo integral, durante o período de intercâmbio.
- Providenciar o passaporte, o visto de estudante e o seguro saúde/viagem internacional que contemple, além das despesas relativas a eventuais problemas de saúde, o translado do bolsista, caso ocorra óbito no exterior antes de sua partida.
- Responsabilizar-se pelos gastos decorrentes de transporte, alojamento e alimentação durante todo o período de intercâmbio.
- Enviar por e-mail, quando solicitado pela INT, “Declaração de Chegada” para fins de trancamento justificado de matrícula.
- É vedado ao estudante cursar disciplinas na Universidade de Brasília durante a realização do intercâmbio, ainda que à distância. O trancamento pode ser flexibilizado, caso o(a) estudante esteja realizando algum componente curricular que possa ser cursado à distância (exemplo: TCC).
A INT UnB também possui editais para bolsas de mestrado, como as bolsas Victor Hugo 2024-2025 na Université de Franche-Comté, na França, o edital para servidores técnico-administrativos do quadro permanente da UnB para a realização de treinamento no exterior e o edital de seleção de candidatos a auxílio financeiro para participação nas jornadas de jovens pesquisadores da AUGM (Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu), que contemplam estudantes de graduação e de pós-graduação.
Dentre os requisitos citados anteriormente, muitas dúvidas cercam o teste de proficiência de idiomas, o qual usa a classificação do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) é uma estrutura que fornece uma base comum para a elaboração de currículos de línguas, exames e materiais didáticos em toda a Europa e é reconhecido internacionalmente. Os níveis vão de A1 e A2 para básico, B1 e B2 para independente e C1 e C2 para avançado.
O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) da ETS (Educational Testing Service) é um dos testes de proficiência de línguas mais reconhecidos e utilizados internacionalmente. Suas versões são o TOEFL iBT (Internet-Based Test) que é a versão mais amplamente aceita e popular, o TOEFL PBT (Paper-Based Test) que é a versão em papel do exame e o TOEFL ITP (Institutional Testing Program), uma versão do exame utilizada por instituições educacionais para fins internos de avaliação.
A INT UnB publicou em janeiro de 2023 um edital para a realização do TOEFL-ITP com desconto para comunidade acadêmica da universidade, em que seus requisitos eram ser estudante regular da UnB ou ser servidor docente ou técnico-administrativo do quadro permanente da FUB. Estudantes com perfil de vulnerabilidade socioeconômica puderam solicitar isenção de pagamento para realização do teste e os demais membros da comunidade acadêmica realizaram um pagamento no valor de R$100,00 por participante.
O programa de intercâmbio da UnB é uma oportunidade ímpar para os estudantes que buscam imergir em uma nova cultura e expandir seus conhecimentos acadêmicos. No início de cada semestre são publicados novos editais com possibilidade de inscrição, por isso, é importante ficar atento às redes sociais (Instagram e Facebook) e ao site da INT UnB.