Os Desafios Por Trás da Produção de um Periódico Científico e a História da Revista Protocolos em Química
O seminário “Os Desafios Por Trás da Produção de um Periódico Científico e a História da Revista Protocolos em Química”, apresentado no dia 15 de maio de 2025, trazia falas e experiências do atual coordenador da revista Protocolos, o PETiano Pedro Henrique, uma das ex-coordenadoras e responsáveis pelo crescimento da revista, a PETiana Linara Tarusa, e o idealizador da revista Protocolos em Química, o prof. Dr. Daví Alexsandro. Os palestrantes compartilharam ideias e desafios enfrentados no processo da criação da revista, cativando principalmente quem tem interesse em criar um periódico científico ou gostaria de seguir carreira na escrita científica.
Foram apresentados, também, outros periódicos científicos, como por exemplo, a revista Química Nova, a JBCS (Journal of The Brazilian Chemical Society) e uma das revistas da Royal Society of Chemistry, a Analyst, revistas que serviram de inspiração para a revista Protocolos. O seminário mostrou como funciona a escrita de um artigo científico e sua publicação, os processos e pré-requisitos para a criação de um periódico científico, revelando detalhes que muitas vezes não são vistos pelos escritores. Apresentamos os métodos de correção, a definição de “Foco e Escopo”, os detalhes do corpo editorial de uma revista e os meios de publicação, revisão e indexação utilizados. A revista Protocolos é um projeto idealizado e produzido pelo grupo PET-Química da UnB e veio para ajudar os discentes a divulgarem seus trabalhos ainda na graduação, como os de Iniciação Científica e de Técnica de Pesquisa, um periódico totalmente gratuito.
Convidamos os futuros pesquisadores e os docentes que trabalham com iniciação científica e técnicas de pesquisa, que possam ter dúvidas de como participar do processo de submissão de um artigo na revista Protocolos, e que querem divulgar seus trabalhos. Por fim, o foco principal do seminário foi apresentar a importância de um periódico científico na vida acadêmica e profissional, principalmente na de um pesquisador, tornando-a mais valorizada e contribuindo para a divulgação de inovações científicas e desenvolvimento de novas tecnologias.