Monitorias em disciplinas de Química

 

A atividade Monitorias em disciplinas de Química ou a ela vinculadas, desenvolvida desde 2009, incentiva os membros discentes do grupo PET-Química a renovar e aprofundar conhecimentos, ao atuar em disciplinas de suas preferências, enquanto monitores, por auxiliarem os alunos, esclarecendo dúvidas, auxiliando os professores em correções de exercícios, em manipulações laboratoriais, ou de outras formas, indicadas pelos professores responsáveis pelas disciplinas.

A participação do grupo no sistema institucional de monitorias favorece a formação acadêmica dos petianos e intensifica a integração entre os alunos, principalmente os de ciências exatas, biológicas e da saúde. Dessa forma, espera-se uma contribuição positiva visando aumentar o interesse dos alunos pela Química, reduzir a evasão dos cursos e contribuir para disciplinas conceitualmente difíceis para a maioria dos alunos, tenham uma taxa de aprovação maior. 

 

No semestre 2024/1, tivemos os seguintes integrantes responsáveis pelas seguintes monitorias:

 

Bárbara Alcântara - Operações Unitárias da Engenharia Química 1 com professor Fábio Moreira

Linara Tarusa - Contexto Escolar no Ensino de  Química com professor Ricardo Gauche

Gabriel Castro - Fundamento de Química Orgânica com professor Mauro Vicentini



Para o semestre de 2024/1,  as inscrições já se encerraram,

 


 

Iniciações Científicas

 

De maneira análoga, as atividades de pesquisa para a formação técnico-científica, Iniciações Científicas, iniciada no ano de 2009, e que sempre será continuada, tem a finalidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos em aulas do fluxo acadêmico, colocando muitos dos conhecimentos teóricos, em prática. Trabalhando ativamente em um laboratório com o auxílio de um professor orientador, com o objetivo de concluir uma pesquisa de interesse conjunto do discente e docente.

Com as diretrizes do orientador, o aluno poderá adquirir conhecimentos práticos sobre a base necessária à pesquisa científica. E, dessa forma, permite aos discentes ter contato com temas que lhes abrem perspectivas para o mercado de trabalho, e de chegar à primeira experiência profissional, após a graduação, com maior segurança e prática.

 

No semestre 2023/2, tivemos os seguintes integrantes participando das seguintes iniciações científicas:

 

Júlia Vargas - Produção de bioetanol de fontes amiláceas via catálise heterogênea utilizando carbonáceos ácidos. 

Bárbara Alcântara - Identificação de perfis químicos de metais em tintas comerciais por meio de técnicas de ICP-MS.

Wendel Souza - Efeito anti-inflamatório de peptídeos intragênicos antimicrobianos (IAPs) em células da glia expostas ao peptídeo Aβ(25-35).

Nicole Maito - Avaliação da capacidade dos incensos contribuírem para a poluição do ar de ambientes internos com elementos traço tóxicos