Idiomas: UnB Idiomas, aproveitamento de cursos de línguas na UnB, disciplinas de Idiomas ofertadas pela UnB e pelo Instituto de Letras (IL)
A Universidade de Brasília traz oportunidades para os estudantes que querem aprender diferentes idiomas durante a graduação. Dentre elas, matrículas em disciplinas ofertadas pelo Instituto de Letras (IL), desconto na UnB Idiomas ou ainda a chance de aproveitar cursos feitos fora da universidade como horas complementares e módulos livres.
Todo semestre o Instituto de Letras disponibiliza turmas para que os alunos se matriculem e aprendam diferentes línguas como: libras, língua francesa, língua alemã, língua japonesa, espanhol instrumental, inglês instrumental e francês instrumental. No entanto, as turmas são muito requisitadas e pode ser um desafio conseguir vaga nelas.
Nesse sentido, o Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) do IL também coordena um programa permanente de Extensão chamado “UnB Idiomas”, que oferece ao público interno e externo línguas estrangeiras modernas. No Instagram, o IL (@unbletras) também divulga minicursos e palestras voltadas para essa área.
A UnB Idiomas (http://www.unbidiomas.unb.br/) atualmente tem cursos de alemão, espanhol, francês, grego moderno, inglês, italiano, japonês, mandarim e libras, além de audiodescrição e práticas da narrativa oral, outros cursos também podem ser ofertados a depender. Os cursos são oferecidos no 1° e 2° semestre do ano, além de ter Oferta de Verão, Oferta de Inverno e Oferta de Semi-Intensivos, a depender da demanda e do custo para UnB Idiomas.
As turmas do Projeto de Cursos de Idiomas (abertos e sequenciais), são compostas por até 22 alunos, sendo dois bolsistas, com exceção das turmas de japonês, que são compostas por até 15 alunos, sendo dois bolsistas. As turmas do Projeto Núcleo de Acessibilidade são compostas por até 22 alunos, sendo dois bolsistas. As turmas do Projeto Cursos Temáticos de Idiomas e Tradução são compostas por até 40 alunos, sendo dois bolsistas.
A UnB Idiomas oferece turmas presenciais e onlines, as cargas horárias variam de 45 a 60 h por curso, e a aquisição do material didático é obrigatória por parte do estudante.
O teste de nivelamento é um procedimento obrigatório a todos os que desejam ingressar no UnB Idiomas a partir do nível Básico 2. O valor da taxa de inscrição para a realização do teste é de R$ 50,00. Tal valor poderá sofrer modificação, a critério do UnB Idiomas.
O aluno que tiver interesse em fazer algum dos cursos deve se cadastrar pelo site da UnB Idiomas quando abrirem as matrículas. Sua matrícula só será efetivada após o pagamento do valor total ou da 1ª parcela. O módulo interno (para os alunos matriculados na UnB) tem valores a partir de R$ 678,16, para os alunos até 55 anos, e 576,43 para os alunos a partir de 55 anos. Os valores dependem do curso e da carga horária, que podem ser pagos em até três parcelas, porém valores à vista têm desconto.
Aproveitamento de cursos de línguas na UnB
https://www.saa.unb.br/images/documentos/graduacao/manual_credito_lingua_estrangeira.pdf
Uma das principais demandas feitas à secretaria de graduação do Instituto de Letras (IL) é a solicitação de concessão de créditos em línguas estrangeiras, ou seja, o pedido que a UnB reconheça estudos realizados em cursos formais de idiomas ofertados fora da instituição ou diplomas de proficiência como o TOEFL (inglês), DELE (espanhol) ou DALF (francês), por exemplo.
O processo de Concessão de Créditos em Língua estrangeira se caracteriza pelo reconhecimento de estudos realizados em cursos de língua estrangeira, mediante equivalência entre declarações ou diplomas obtidos no Brasil ou no exterior e disciplinas oferecidas pelo LET. Podem participar alunos de graduação regularmente registrados em qualquer um dos campi da UnB.
O aluno deverá estar ativo no semestre para solicitar concessão de créditos e poderá solicitar a concessão mais de uma vez durante seu curso, porém não receberá os créditos em duplicidade pelas mesmas disciplinas previamente concedidas ou cursadas. Para solicitar a concessão de créditos, o aluno deverá anexar ao processo declarações ou diplomas de cursos ou certificados de proficiência em língua estrangeira, dentro do prazo de validade (quando for o caso). As solicitações são analisadas pelo LET, segundo quadros de equivalência entre o nível de domínio linguístico atestado na declaração ou no diploma/certificado e as disciplinas ofertadas pelo departamento (http://www.saa.unb.br/peticionamento-eletronico-def/207-concessao-de-creditos-em-lingua-estrangeiras).
Caso os créditos sejam concedidos, as disciplinas serão lançadas no histórico do aluno com a menção “CC” (crédito concedido) e constarão como “obrigatória”, “optativa” ou “módulo livre”, de acordo com o currículo do curso do aluno.
Também, existe a possibilidade de receber horas complementares dependendo do curso, ao declarar e comprovar a realização do curso durante a graduação. As horas no entanto tem uma equivalência determinada pela UnB, no Instituto de Química, a Secretaria manda semestralmente a lista para a declaração de horas complementares e sua equivalência. Esse processo, entretanto, só pode ser feito duas vezes durante a graduação.
Durante a declaração de horas complementares também é possível declarar cursos de línguas feitos e terminados antes da graduação como atividades complementares, é necessário ter certificação válida além da comprovação de horas feitas de curso.